O governador Aécio Neves apresentou, no dia 19 de março, o projeto do Museu das Minas e do Metal, mais novo espaço de cultura e entretenimento que passa a integrar o Circuito Cultural Praça da Liberdade. O museu será implantado no antigo prédio da Secretaria de Educação, na Praça da Liberdade, que vai abrigar amplos espaços interativos e modernos ambientes virtuais, documentando duas das principais atividades econômicas do Estado, a mineração e a metalurgia. A obra do museu será realizada com apoio financeiro do Grupo EBX, com recursos de cerca de R$ 20 milhões e está prevista para ser concluída no segundo semestre do próximo ano. O projeto arquitetônico é do premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a concepção museográfica é do designer Marcello Dantas.
A proposta do Museu das Minas e do Metal é mostrar ao mundo o poder desses minérios e dos metais. O Museu utilizará, de forma lúdica e criativa, da tecnologia de ponta para mostrar o universo das rochas, os processos de transformação dos metais e a importância deles para a vida humana e a economia mundial, mas, sobretudo, o desenvolvimento social, econômico e cultural de Minas Gerais em função da mineração. Em ambientes virtuais, os visitantes poderão interagir com os espaços criados para permitir uma intensa vivência pelo mundo dos metais.
As salas terão tratamento cenográfico, com expositores construídos em madeira ou alumínio, que receberão acabamento com a textura dos minérios
Na Sala das Miragens, uma exposição virtual mostrará os minérios e seus derivados flutuando no ar. O efeito mirage, que usa jogo de espelhos côncavos, chamará a atenção do visitante com peças ao alcance das mãos, mas que não podem ser tocadas. Na Sala Chão de Estrelas, concebida com vários telescópios voltados para o chão, as pessoas poderão observar minérios e pedras preciosas que estarão dispostos sob um piso elevado de vidro.
Na Sala da Tabela Periódica, as pessoas encontrarão um conjunto de tubos metálicos, representando seus respectivos metais, que projetam os símbolos no chão e emitem sons quando tocados.
Já na Sala Língua Afiada, a história dos metais será contada em texto e vídeo projetados em uma gigantesca escultura dourada de metal. E na Sala das Janelas para o Mundo, o visitante poderá observar inúmeras cenas da vida cotidiana onde o metal aparece como grande protagonista da atualidade. Nos Mapas das Minas será apresentada a localização das jazidas e da atividade metalúrgica, do período colonial aos dias atuais, e, nas Estações Interativas, diversas experiências estarão disponíveis, sobre a propriedade dos metais, seus processos de produção e manipulação.
O designer Marcello Dantas explicou que a utilização dos recursos da interatividade foi fundamental para garantir modernidade e ousadia à linguagem do Museu das Minas e do Metal. Reconhecido como designer e curador de exposições, Marcello Dantas foi um dos idealizadores e é diretor artístico do Museu da Língua Portuguesa,
Portal Uai
Nenhum comentário:
Postar um comentário