29 de abr. de 2008

Design de Cadeados


Para aqueles que acreditam que algumas coisas não tem mais para onde evoluir, esse é um ótimo exemplo. A notícia não é nova, mas demonstra até onde podemos levar o conceito de emotional design explorando a experiência e a relação emocional do usuário, mesmo em objetos usuais, os quais não prestamos muita atenção.

7º DG- manhã

24 de abr. de 2008

Um sabor para cada dia do ano.

No Japão existe uma “chocolate concept store”chamada 100% Chocolate Café desde 2004, que é o hit entre os chocólatras e os não-chocólatras.

Com inspiração no mundo do chocolate, a loja parece mais um chique cocktail bar do que apenas uma loja de chocolates. Ela tem até o teto em forma de barra de chocolate. Foi projetada pelo designer japonês Masamichi Katayama, que já trabalhou com grifes famosas como Louis Vuitton e Colette.

A loja tem 56 tipos de sabores exóticos ( chocolate de queijo, sal com limão, baunilha apimentada etc..). Todos numerados, como se fossem uma biblioteca de chocolate, para você experimentar um por um e até colecionar.


Possuem também 365 tipos de chocolate, feitos para serem servidos um para cada dia do ano e acompanhados com um drink. Para você não parar de ir lá e os sabores nunca se repetirem.

A loja é uma estratégia da Meiji Seika, uma empresa de produtos alimentícios, que combina atividades envolvendo produto, propaganda e atividades “in-store”. Para aumentar o valor do produto eles procuram necessidades dos consumidores que eles mesmos ainda não têm consciência.

A loja foi aberta no primeiro piso do prédio onde fica o escritório da empresa, para que as pessoas sintam e experimentem o sabor e a diversão que o chocolate pode proporcionar. Além de mostrar para as pessoas informações, como o que eles usam para desenvolver seus novos produtos. Os consumidores ainda podem saborear a biblioteca de chocolate que eles tem usando grãos de cacau de 18 países diferentes e ingredientes raros.

Isso faz o Café ser um lugar com novas idéias para que o chocolate faça mais parte da vida das pessoas. Eles usam o que chamam de “diamond sales”, desenvolvendo ambientes atraentes e eventos que são essenciais para promover o produto e antecipar uma nova necessidade de consumo.

Site da loja em japonês




23 de abr. de 2008

Diesel Wall


Projeto da marca Diesel convida designers e aspirantes a estamparem paredes com seu talento. Por hora o Diesel Wall acontece um pouco longe - Nova Iorque, Barcelona, Zurich e Manchester são as cidades escaladas -, mas já torcemos para que o projeto aporte logo por aqui.

As fotos são da edição inglesa, que decorou as paredes da loja com os trabalhos de ilustração e intervenção de artistas locais. Saiba mais aqui.

18 de abr. de 2008

BBC | Cables

A BBC utilizou cabos coaxiais para criar uma espécie de outdoor na fachada de um prédio. Os fios formam a cena de uma manifestação, e acabam entrando pelas janelas do edifício.

A idéia é mostrar que a BBC leva os acontecimentos para dentro da sua casa, conectando as pessoas com o mundo, como diz o slogan.

A criação é da BBDO de Nova York.

Disponível em: Brainstorm#9

Luz negra em banheiro para divulgar o canal de terror 13th Street

"Para promover o canal 13th Street, especializado em filmes de terror e suspense, a agência alemã Jung von Matt fez uma ambientação no banheiro de uma casa noturna em Hamburgo.

Poucos segundos após alguém entrar no local, as luzes eram apagadas, acendendo uma luz negra que reveleva uma cena de crime, com manchas de “sangue” no chão e paredes. No espelho aparecia a mensagem: “See what others don’t see. 13th Street. The Action and Suspense Channel” (Veja o que os outros não vêem).

Não é a primeira vez que banheiros são utilizados de forma criativa assim, até mesmo para divulgar entretenimento relacionado a terror. Mas quase sempre a mídia utilizada são adesivos. Dessa vez deram um passo além, o que é claro, deixou o momento bem mais impactante."



Disponível em:
Brainstorm#9

14 de abr. de 2008

VITRINE SENSÍVEL AO TOQUE

A grife, Ralph Lauren mais uma vez chegou na frente dos concorrentes, ela criou uma vitrine interativa sensível ao toque na sua filial em Londres. A novidade permite que os clientes façam compras a qualquer hora do dia apenas tocando na vitrine.

A vitrine é uma tela widescreen sensível ao toque e permite que os consumidores comprem roupas e acessórios como se estivessem em uma loja virtual, mas utilizando apenas o dedo. Com o avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito à interação do usuário com o computador, a publicidade encontra cada vez mais novas oportunidades e novos caminhos para atingir seus objetivos de comunicação e venda.

Lauren, em comunicado, diz que só é possível graças a uma rede de emaranhado de fios de metal que fica entre duas camadas de vidro. Ela identifica o toque quando o campo elétrico é interrompido, no instante em que o dedo se aproxima a 2 milímetros da tela. Foi desenvolvido um programa capaz de filtrar toques acidentais, não-intencionais – e, o mais importante, de reconhecer e reagir a vários toques simultâneos. Por isso, o aparelho compreende movimentos com dois ou mais dedos do usuário.

Segundo a agencia de noticias Associated Press, a capital britânica foi o local escolhido para inaugurar essa façanha, e o embaixador da marca americana, o ex-tenista Boris Becker, participarticipou da inauguração da vitrine de touch screen.

Os modelos das roupas são projetados em uma tela de 78 polegadas sensível ao toque. Ao encostar em um modelo na vitrine, o cliente é levado à uma página onde podem colocar o produto em seu carro de compras virtual. Os consumidores são contatado por e-mail ou telefone no dia seguinte, para dar com segurança dados de pagamento e confirmar a entrega. O pagamento pode ser através de cartão de crédito em uma leitora instalada do lado de fora do vidro. O sistema funciona 24 horas e com um projetor que amplia as imagens em um painel colocado dentro da loja e com um filme sensível ao toque instalado no vidro da vitrine.

Uma vitrine similar foi implantada em Nova York, na Madison Avenue esta tem imagens de 67 polegadas que mostra itens como camisas pólo e roupas para se jogar tênis. Os consumidores podem comprar e escolher os modelos desejados sua quantidade, tamanho e cor preferida, mesmo quando a loja estiver fechada.


retirado de: Portal das Jóias


Fernanda Alyssa 7 º DG - Manhã

Street Art Brazil









Pra quem gosta de grafite, no último dia 09/04 foi inaugurada uma exposição de Street Art na Galeria 32, em Londres. A exposição foi promovida pela embaixada do Brasil e já bateu recordes de público. Os artistas brasileiros André Monteiro "Pato", Felipe Yung "Flip" e Walter Nomura "Tinho" viajaram com 40 obras originais e tiveram a liberdade de grafitar as paredes, chão e teto da galeria, transformando esta em uma grande tela. O Brasil é considerado por muitos como um dos maiores representantes de Arte Urbana, deve ser por isso que a exposição está fazendo tanto sucesso, as artes são bastante coloridas, e inspiradas tanto em gibis, cinemas, nas cidades do mundo.
A exposição vai ficar em cartaz até o dia 30/04/2008.


A UFMG está promovendo o Seminário Internacional Ciência e Museologia, de 14 a 17 de abril no auditório da Reitoria. O evento propõe discutir o pontecial dos museus e de seus acervos para motivar o público a compreender mais sobre ciência. Está confirmada a participação de especialistas brasileiros, portugueses, americanos e franceses, como Martine Manfre, do Museu do Louvre, e Jean-Marc Drouin, do Museu Nacional de História Natural,de Paris.


As inscrições podem ser feitas por pesquisadores, professores e estudantes pelo site do Musaetec www.musaetec.xpg.com.br.
É muito interessante principalmente para os grupos que, assim como o meu, estão fazendo o trabalho final sobre museu.

Leia mais em:
www.ufmg.br/online/arquivos/007825.shtml

Priscila Nardy - 7ºDGManhã

Na lavanderia


Maquinas de lavar em lavanderias automáticas.
Peças promocionais para o Pepto-Bismol, remédio para azia, má digestão e outros problemas digestivos.
Agência: Publicis New York, USA

13 de abr. de 2008

Dale chihuly - Esculturas de Vidro

Em agosto de 2006, ocorreu no Museu de Arte Contemporânea de Tacoma - EUA a exposição de impressionantes instalações feitas de Vidro do artista americano DALE CHIHULY.

Ele utiliza uma paleta rica, de cores vivas e formas extravagantes, revela na sua obra uma sutileza orgânica extraordinária e grande requinte textural.

É interessante observar como as peças articulam com o seu entorno; como elas interagem com as plantas e o ambiente, em muitos casos é como se fizesse parte dele, em outros a intenção é chamar a atenção para as peças. .




Pássaros
Essas esculturas que representam pássaros com longas pernas foram instaladas junto aos lírios.




Algumas das instalações são difíceis de identificar.






O sol foi a primeira escultura a ser instalada, com centenas de "raios" cuidadosamente arrumados durante três dias.
De noite, a escultura é iluminada e fica se parecendo com um sol brilhante.


Fernanda Alyssa 7º DG- manhã

Be True. Street Expressions


Nike tem tradição no mundo das roupas, calçados e esportes. Já a Nokia, é uma das principais marcas de telefone celular do mundo. Junta-se o Nokia Trends e a Nike, o resultado é o Be True Street Expressions. Em mega-evento que rolará em São Paulo, no próximo dia 16 de abril (quarta-feira), a partir das 21h. A festança é em comemoração aos vinte e três anos do Nike Drunk - tênis lançado em 1986 com a campanha Be True to Your School, que invadiu as quadras de basquetes americanas. Em Be True Street Expression, o público contará com DJs de música eletrônica, como a presença da dupla Mixhell, que é formada por Iggor Cavalera e sua mulher Laima Leyton.

Bom, levando em consideração a magnitude do evento e toda a reputação, imagem, fama e história que as duas marcas possuem, imagina-se que será uma grande exibição de DGA. Vamos esperar pra ver.



Fonte

12 de abr. de 2008

Identidade em Harmonia

Restaurante Japonês em São Paulo ganha unidade visual com a integração entre Design Gráfico, mobiliário e projeto de Arquitetura.


"O formato de um amuleto serviu como ponto de partida para o projeto de um restaurante especializado em comida japonesa, na zona Sul de São Paulo.A fonte de inspiração foi a koban - nome, aliás, adotado pelo estabelecimento -, uma moeda de ouro ovalada do período Edo no Japão (1603-1867).O Manekineko, famoso gato da sorte japonês que tem uma das patas levantadas, segura uma koban. Os jovens arquitetos Diego Romero e Lígia Vailati, autores do projeto, identificaram na moeda as diretrizes para a elaboração do mobiliário, do logotipo e, até mesmo, do projeto gráfico do cardápio.


A correspondência entre os projetos de arquitetura e comunicação visual criou uma identidade forte para o restaurante. 'Essa integração entre projetos foi benéfica por se tratar de um ambiente comercial, em que a arquitetura corresponde à identidade e serve como meio de divulgação', explicam os arquitetos."





Leia a reportagem completa em: Au | Arquitetura e Urbanismo

Fábrica da Felicidade


Em mais uma ação de experiência de marca, a Coca-Cola montou no Morumbi Shopping em São Paulo, a "Fábrica da Felicidade" que reproduz o ambiente lúdico do comercial que é exibido na TV, simulando o interior da vending machine. Aliás, o filme completo tem 3 minutos e meio e é bem legal, mas a versão que passa na TV é tão editada que mal dá pra entender.

Os destaques da ambientação são telões interativos e uma garrafa de três metros cheia de Coca-Cola. No telão há um jogo sensorial com os personagens do filme, que podem ser controlados com movimentos do corpo do jogador (foto acima). Ele também exibe o filme completo, o ranking do jogo virtual que há no site da Coca-Cola e ainda é possível tirar fotos com o personagem "Beijoqueiro" e enviar o arquivo para o celular, e-mail ou acessá-lo em um álbum do Picasa . Ou seja, a experiência não se limita apenas ao ambiente do shopping, mas expande-se para outros meios como a internet.

A "Fábrica da Felicidade" fica no Morumbi Shopping até o dia 17 e abril.



* Crédito das fotos: Mônica de Godoi e AdVertigo

11 de abr. de 2008

Casulo




Marcel Krings e Sebastian Mühlhäuser, dois designers alemães, criaram uma casa portátil. Surgido como um projeto na Escola Internacional de Design Köln, em Colônia, o Casulo é um jogo completo de móveis que pode ser carregado em uma caixa de 120 cm de comprimento, 80 cm de largura e 90 cm de altura. Ele é formado por um guarda-roupa, uma mesa com gavetas, uma cadeira, duas banquetas, uma cama de solteiro com colchão e uma estante. Os móveis podem ser montados em 10 minutos.

10 de abr. de 2008

Ikea no metrô


Para promover a abertura da sua nova loja em Port Island, em Kobe, Japao, a Ikea transformou o interior do Kobe Portliner Monorail em um showroom. Revestiu por dentro e por fora os vagões com os tecidos da marca. Os bancos ganharam estampas vibrantes em padroes bem diferentes e foram agregadas cortinas e painéis . Por fora, as estampas foram reproduzidas em adesivos que envelopam os vagoes. A inauguraçao da nova loja acontece na 2a feira, mas os trens permanecerão assim decorados até 6 de maio.

Vai ser difícil se acostumar novamente com os metrôs normais depois dessa data.

Notícia do Blue Bus