24 de fev. de 2008

A LOJA IDEAL

Leonardo Araújo

O que faz uma loja ser ideal? Design arrebatador e cativante, com certeza; bons produtos e um atendimento adequado e vendedor, também. Mas, para se manter acima da concorrência, conquistando e fidelizando clientes, é importante que se encontrem mais razões para que a loja seja constantemente visitada, apreciada. Atualmente, fala-se em entretenimento, em experiência, em conveniência, em loja inteligente - os adjetivos deste novo estilo do varejo. Mas o que é exatamente isto?

+ em artigos, no site do escritório GAD'Design, sugestão da Eler.

Um comentário:

D. disse...

o link nao vai direto para o artigo então vou colar aqui:

A loja do futuro está embasada no triângulo: Identidade de marca, Experiência e Tecnologia.

Os espaços traduzirão conceitos, identidades, atmosferas, marcas. Conectados emocionalmente com seus públicos, flexíveis, ágeis e tecnológicos e com uma grande variedade de estímulos. A loja do futuro, ideal, não será apenas um espaço físico, um endereço em uma rua ou num shopping. Nem apenas uma tela em um computador. Ela será real, virtual, multicanal. A internet – se ainda for conhecida por esse nome no futuro – e outros canais ainda não inventados ou descobertos não serão excludentes, farão parte de um grande mix de acesso aos produtos.

Grandes marcas transmitem ao consumidor valores que transcendem as próprias características dos produtos. Por isso, a identificação do público com marcas será cada vez mais decisiva . Elas, como símbolos de sensações físicas, serão decisivas em todos os níveis e segmentos.

Nada substitui o exercício dos 5 sentidos. O futuro apresenta lojas de experiências, shoppings de sensações, dotados de inteligência. A participação do consumidor é cada vez maior, seus comportamentos e dados serão constantemente avaliados, cruzados no sentido de lhe oferecer a melhor oferta. Oferecer produtos praticamente exclusivos, feitos de acordo com especificações do próprio usuário, é uma exigência do mercado. Não há classes, segmento ou faixa etária, há indivíduo.

A tecnologia , fácil e acessível, será responsável por tornar abrangentes os relacionamentos e mais eficientes todos os processos logísticos e de controle de produtos (da fábrica à prateleira).

Neste ambiente ideal, a correta equação: publico, conexões emocionais, produtos e serviços, orquestradas pelo bom design e pela correta estratégia, transformarão estes em fatores mercadológicos decisivos, comunicando e interagindo em diversos níveis e exercendo persuasão, com grande poder de influenciar os consumidores.

Considerando assim, a loja ideal representará estilos e sonhos, pontos de encontro e entretenimento, serão ambientes inspiradores e teatrais, que farão a diferença em todos os extremos do varejo e serão fatores decisivos para o sucesso de qualquer empreendimento.