20 de fev. de 2008

GRINGO CARDIA NO PA


Estaremos lá para um estudo de campo:
Palácio das Artes Programação Gringo Cardia de todas as tribos 29 de fevereiro a 6 de abril Galeria Alberto da Veiga Guignard
O nome da exposição revela o artista: Gringo Cardia trabalha com todas as tribos e é um dos maiores profissionais multimídia do País. Atua como artista gráfico, cenógrafo, diretor de arte, diretor de videoclipes, de teatro e desfiles de moda. Nos anos 90, ganhou fama como o precursor de uma linguagem cenográfica criativa e ousada. Seu currículo possui trabalhos com os mais consagrados nomes nacionais, como Maria Bethânia, Cássia Eller, Intrépida Trupe e outros.A exposição Gringo Cardia de todas as tribos ocorre de 29 de fevereiro a 6 de abril, na Galeria Alberto da Veiga Guignard, e reúne três décadas da produção do artista, desde suas inspirações às realizações em diversas áreas. O circuito começa pelas primeiras referências, desde os anos 70: mapa-múndi e seu interesse em viajar aos mais desconhecidos lugares do mundo; ícones da música, como Rita Lee, Maria Bethânia e David Bowie; grandes nomes do cinema como Bergman, George Lucas; artistas plásticos, como Dan Flavin e Jéssica Stockholder; além da ginástica olímpica, esporte que praticou durante a adolescência.Nas décadas seguintes, cenografou shows, capas de CD/DVD e singles para os grupos como Blitz, Kid Abelha, Titãs, 14 Bis, Paralamas do Sucesso, Marina Lima, Rita Lee, Skank e outros sucessos. Em 1990, realizou seu primeiro trabalho cenográfico, a peça Fica comigo esta noite, com Débora Bloch e Luis Fernando Guimarães. Além da música, outros "núcleos" da produção de Gringo Cardia estão no circuito: seu trabalho junto ao teatro, como cenógrafo e designer, com destaque para a parceria duradoura com a Companhia de Dança Deborah Colker; as criações videográficas e 50 videoclipes assinados; a atividade de promoção da arte na periferia. Destes últimos, destacam-se trabalhos junto ao AfroReggae e à Central Única das Favelas (Cufa), ao Hutúz e à escola Spectaculu, de arte e tecnologia.

4 comentários:

Marina disse...

Imperdível!

Rodrigo disse...

já quero!

Joziane Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joziane Costa disse...

Fui ver no dia 29 e realmente esta otimo. Perfeito. Os espaços muitos bem ambientados e projetados. Na exposição são apresentados os trabalhos de Gringo e elementos de seu processo criativo como anotações e colagens. Há varios espaços temáticos pela galeria onde são apresentados trabalhos realizados por Gringo, um pouco de tudo, capas de CDs e Vinil, Revistas, cartazes e é claro cenários. Imperdivel mesmo!!!!