29 de fev. de 2008

Loja Conceito - Fauchon (Gastronomia)

"A Fauchon, centenária marca francesa que vende os mais finos produtos gourmet do planeta, instalou um elegante córner no Empório Santa Maria (SP). Com status invejável e posicionamento internacional, presente em mais de 20 países, uma das maiores tentações gastronômicas de Paris chegou ao Brasil este ano (2005) e já é sucesso na cidade."


A loja trabalha com o conceito de glamour, refino e requinte, e eleva os produtos a muito mais que alimentos, como um chocolate ou um champagne por exemplo, as pessoas sentem desejo por eles.


"..A reviravolta que transformou a antiga sede numa verdadeira caixa de jóias sensoriais recoberta de nuances de
rosa-chocking , branco e preto, coincidiu propositalmente com o rejuvenescimento do logotipo que agora mostra uma voluptuosa boca vermelha coberta de açúcar, a mudança do slogan "chic and in" e a abertura da primeira loja e salão de chá da marca em Moscou.."








As fotos são do escritório(Desgrippes Gobé) que fez o projeto das lojas: >http://www.dga.com/portfolio/case-studies/new-store-concept-for-fauchon.html


Experience design é: uma diferente abordagem do design que possui fronteiras mais amplas que o design tradicional e que se dedica a criar experiências além de produtos ou serviços somente; cria um relacionamento com indivíduos, sem mirar um mercado de massa;preocupa-se em evocar e criar um ambiente que conecte o consumidor em um nível emocional ou de valor." (AIGA -
American Institute of Graphic Arts)

3 comentários:

D. disse...

Um aloja bonita não é necessariamente uma loja conceito. Esta é uma loja conceito?

Carol Gomes disse...

Sim, a loja é conceito não por ser bonita, como está no próprio site do escritório que fez o projeto, a loja é sim uma loja conceito, o ambiente foi projetado para ser um "criador de desejos", eles definiram como "o palácio de gourmet de emoção". O ambiente luxuoso foi transformado em teatro para o paladar, quando os produtos não são as estrelas. O espaço é, simultaneamente fluido e potente, o mobiliário é simples e moderno, com racionalizado preto e branco em linhas gráficas. A exposição dos produtos é feita de forma a valorizar os alimentos: alimentos preparados, caviar, vinhos e bebidas espirituosas, etc. As frutas também são exibidas como jóias, em mini cestas espalhados por toda a loja. Neste novo espaço dedicado à satisfação dos sentidos, Desgrippes Gobé Fauchon dá a oportunidade de expandir a sua nobreza novamente à arte de preparar alimentos.

Estas definições são de quem fez o projeto, e ainda acrescentam que a loja é "um convite à emoção!"

Carol Gomes disse...

ah, e como estava conversando com a prof na aula de hoje, outro fator da loja ser conceito, é que apenas esta loja das fotos, situada em Paris, tem esta estrutura,é a loja sede e foi re-inaugurada após uma reforma completa para modernização das instalações.