1 de jul. de 2008

Design em tudo

Achei umas coisas interessantes no link: http://www.ideate.co.za/2008/06/30/can-a-small-business-build-an-unforgettable-brand-on-a-low-budget/

Estou postando aqui as fotos:

Escola de Karate


Propaganda de Câmera



Centro de Ioga


Fedex


Serviço de passagem de roupas



Mensagem para quem bebe e dirige


Cuidado para não se queimar no sol

O design está em tudo :)

Fernanda Dupin - DG noite UEMG

3 de jun. de 2008

M&M - ambientação no cinema

Na rede de cinema Kinoplex em São Paulo, a M&M's fez uma intervenção nada sutil e muito interessante. Quando temos esse tipo de intervanção em Shoppings, cinemas etc, são geralmente pequenos detalhes, pequenas coisas que talvez por dificuldades de organização, por certa burocracia, não fazem grande diferença na percepção de quem passa ou utiliza do serviço. Dessa vez, as cadeiras dos cinemas mudam, e até mesmo os personagens da M&M's assitem ao filme com você em duas cadeiras reservadas por sessão na sala principal do cinema. Além disso, a bomboniere também muda e chega ao Brasil- em forma de teste - a venda a granel e separado por cores como já foi postado nesse blog anteriormente.

Fico imaginando uma estatística de quantos kilos de M&M's deve estar vendendo por fim de semana...

ps: Eu me sentaria na cadeira verde.







post retirado do brainstorm#9

18 de mai. de 2008

De quem é essa logo?


Vou postar algo diferente por aqui, se refere à um teste.
Você sabe de qual empresa, produto ou serviço é cada uma das logos?


Essa brincadeira é só para para medir nossa capacidade de memorização e associação de algumas marcas e seus nomes. Daí a importância do trabalho da identifidade visual e de extender a experiencia da marca para que ela não sai de nossa cabeça
Eu até agora acertei 53 de 64 - 83%.
abraços.

15 de mai. de 2008

Experiência: esporte

Eu fiquei imaginando quando descobri esse sistema na incrível experiência que poderia ser explorada entre duas lojas de uma mesma marca utilizando o Exercion Interface. Seria muito interessante ver uma marca esportiva associando esse tipo de jogo a seu estilo. Dois consumidores, cada um em uma das lojas, poderiam jogar à distância e quem sabe até ganhar um brinde daquela marca o que fosse vencedor! Conheçam mais aqui: Exercion Interface

The Good Night Lamp


O mundo contemporâneo está lidando com um número cada vez maior de pessoas que vive só e isso de certa forma acaba afetando emocionalmente muitas delas. Nesse contexto, encontramos um projeto interessante que tentar diminuir essa solidão. Parece que "tem gente em casa" com o The Good Night Lamp. São luminárias que indicam se seus amigos estão em casa, se sairam, se estão dormindo. Uma grande luminária está conectada com outras pequenas. Dessa forma, quando eu chego em casa e acendo a minha luminária, a pequenina que está conectada a ela e instalada na casa de um amigo, acende também. É bem interessante, mas o bom mesmo é convidar todo mundo, trazer as bebidas e bater papo pessoalmente, né?

Terapia do Abraço



Sabe aquele abraço que a gente manda para os amigos que estão longe? Agora eles podem ser sentidos de verdade. É o que propõe o The Hug Shirt. Uma blusa que contém sensores capazes de dar aqueles apertos aconchegantes que a gente adora receber. É interessante perceber que seus desenvolvedores não pretendem substituir o contato humano, mas amenizar a falta com essa sensação que pode ser enviada pelo celular e criar a sensação do toque, aconchego e emoção.

Experiência: o toque


O Design Gráfico Ambiental conta cada vez mais com os avanços tecnológicos para funcionar de forma mais interativa nos espaços. E que avanços! É incrível como a evolução tem acontecido a passos exageradamente largos. É o caso do Sensacell. Um sistema de interação tecnológica que proporciona a interação do consumidor em superfícies planas deixando um "rastro" dos seus movimentos. É interessante pensar nesse sistema funcionando em uma mesa de bar, por exemplo. Podemos visualizar esse tipo de interação através do site do Sensacell, vale a pena.

13 de mai. de 2008

Quiosques temáticos






























































Na praia de Cambori, Vitória - Espirito Santo. Estão reformando a orla e o calçadão. Os quiosques antigos foram desmanjados e no lugar colocados conteinner pré-montados e equipados para venda e banheiro químico, adesivados em todas as faces, combinando temas de praia com as marcas patrocinadoras.
Um trabalho bonito de ambientação já que as cadeiras e mesas seguem a mesma linha.
Eu pensei que fossem definitivos, mas o vendendor me informou que futuramente serão construídas novas instalações, sendo os quiosques provisórios.

(fotos coletadas em minha visita por lá em abril/2008)

10 de mai. de 2008

Banheiros de casa



Banheiros de shopping ganham a aparência de banheiros de casa para reforçar que os lenços de papel Kleenex oferecem conforto e a confiabilidade da higiene de casa.

Fernanda Dupin - 7p DG noite UEMG

Travesseiros gigantes



Seguradora chilena coloca travesseiros em locais onde os carros correm maior risco de bater. O objetivo da ação é passar a sensação de proteção para o veículo em caso de acidente.

Fernanda Dupin - 7p DG Noite UEMG

Pontos de ônibus interativos



Campanha do lançamento de “Os Simpsons” na Europa customiza abrigos de ônibus

___________________________





Para anunciar um site sobre Hip Hop, uma agência de São Paulo criou uma layout super criativo para ser veiculado em abrigos de ônibus. Nela, uma foto de um cabelo Black Power foi colocado estratégicamente no local onde os passegeiros que esperam pelo transporte sentam.


__________________________________



Mais uma ótima ação em abrigos de ônibus, no canadá. A ação de marketing foi feita para a fundação Science Alberta, instituição que ensina e promove técnicas científicas em Calgary/Canadá.


Is invisibility possible?
Invent your future with a career in science.
(Ficar invisível é possível? Invente seu fututo com uma carreira na ciência.)


Advertising Agency: MacLaren McCann, Calgary, Canada
Creative Director: Mike Meadus
Art Directors: Brad Connell, Kelsey Horne
Copywriter: Andrew Payne

_________________________________




Para demonstrar a função de walkie talkie do novo aparelho da Solo Mobile, a Rethink, de Vancouver, desenvolveu um abrigo de ônibus especial.
A ação interativa, realizada em Vancouver, Montreal, Toronto e Calgary, consistia de rádios de ‘duas-vias’. Ao apertar o botão, as pessoas se conectavam simultaneamente às outras que estavam nas paradas de ônibus de outras cidades.


________________________________




Campanha do jogo Kill Zone para Playstation coloca ponto de laser vermelho se movimentando em abrigo de ônibus como se fosse a mira laser de um atirador.



___________________________________




Pontos de ônibus em São Paulo são customizados em forma de banheiro para promover o laxante natural Tamarine. A intervenção envolve a colocação de tampas nas cadeiras para simular vasos sanitários e um pôster de azulejos no fundo.

__________________________________



Campanha na Colômbia integra espelho a anúncio em abrigo de ônibus para mostrar o maior tempo de gravação como principal benefício da câmera Samsung. A composição tinha como objetivo estimular a interação do público, dando a impressão de que tudo refletido no visor da câmera do anúncio era uma gravação real.


_________________________________





Anistia Internacional. Ação em pontos de ônibus como se os bancos fossem bancos de réu.

________________________________




Group E. Para chamar atenção para o serviço de energia elétrica pública na Suíça, conectores de tomada gigantes foram colocados ao lado de peças do mobiliário urbano que usam energia.


_____________________________________





Loteria The Next Millionaire. Ação em pontos de ônibus com buraco para colocar o rosto e se ver como milionário.





Nunca pontos de ônibus foram tão interativos!


FERNANDA DUPIN - 7p DG NOITE UEMG

Escada adesiva



Para quem não entendeu: é uma campanha de seguradora adesiva escada para criar a impressão de que há um carro caindo em uma rua.

Clica na imagem para ver maior que dá para entender.

(Também não consegui mais informações sobre)


Fernanda Dupin - 7p DG NOITE UEMG

Tchau celulite



Painel de plástico bolha é utilizado em campanha do creme anti celulite Nivea.

(Não consegui mais informações sobre)

Outdoor com interação me parece ser uma das coisas mais difícies de se pensar! E a Nivea conseguiu passar a mensagem direitinho.

Fernanda Dupin - 7p NOITE UEMG

Escada Rolante



Espaço entre duas escadas rolantes é aproveitado para reproduzir um longo cabelo liso em campanha de Pantene. (não consegui mais informações sobre)
_______________________________________



Escadas rolantes são utilizadas como mídia para divulgar nova impressora da HP na Argentina.


Fernanda Dupin - 7p DG NOITE UEMG

8 de mai. de 2008

Kombi da Adidas!




Seguindo na linha de notícias um pouco antigas e automobilísticas, A Adidas usou uma Kombi que rodou São Paulo para o lançamento da linha skateboarding em agosto de 2007.
A Kombi foi personalizada, com ilustrações inspiradas no skatista e artista Mark Gonzalez. Modelo 1958, a kombi traz showroom completo da nova linha da marca, utilizando o conceito de Pop Up Store, já utilizado no exterior.
Mais informações no site.

Retirado do blog CCSP.

5 de mai. de 2008

Criacittá





Liderada pelos sócios Cláudia Sauto e Nelson Rocha, ambos de formação publicitária, a empresa iniciou oficialmente suas atividades no setor de eventos, respondendo pela concepção criativa e execução da convenção anual da Avon em Foz do Iguaçu, que reuniu 700 gerentes de setor da líder mundial em venda direta de cosméticos.

Pouco tempo depois, identificando as carências deste mercado, optou por centrar foco na área cenográfica, por meio da qual vem realizando projetos singulares e personalizados, que privilegiam não apenas o teor estético, mas, principalmente, a releitura da identidade e posicionamento das marcas, que traduz, com pertinência ímpar, às mais diversas ocasiões e ambientes físicos.
Assim como a própria Cinecittà — complexo de estúdios cinematográficos italianos que inspirou o nome da operação —, a Criacittá possui uma completa infra-estrutura, capaz de abrigar um turbilhão de idéias criativas e de materializá-las em cenários lúdicos, que não raramente seduzem o público por meio de approaches sensoriais.

Para tanto, conta com uma equipe de 90 profissionais especializados, divididos nas áreas de atendimento, planejamento, criação, execução, estúdio gráfico e seis núcleos de produção. Soma-se a essa estrutura a área industrial da empresa, integrada, ainda, por marceneiros, serralheiros, pintores e eletricistas, responsáveis por assegurar a viabilidade dos projetos mais inusitados idealizados no papel.

Atualmente, a empresa empresta seu talento e know-how para conceber a magia necessária a quatro setores de atuação distintos e complementares: eventos, que responde por cerca de 60% da demanda total de trabalhos; stands; ambientes de abordagem, como shopping centers, aeroportos e PDVs, entre outros pontos de visibilidade; e mercado internacional — nicho que se abriu seguindo as pegadas de Havaianas.

Administrando uma demanda de aproximadamente 120 jobs ao ano — advindos de clientes como Abicalçados, Adidas, Amanco, Arcor, Audi, Chivas, Cialis, Claro, BMW, Dove, EHF, Itaú Cultural, Nickelodeon, Philips, Telefônica, TIM, Unilever, Vivo, VisaVale, Volkswagen e Smirnoff, além dos já citados —, a Criacittá, embasada na própria realidade do mercado, projeta crescer algo em torno de 50% até o fim de 2007, pois, como observa Rocha, “em tempos de comunicação digital e instantânea, a abordagem corpo a corpo e a interação com grupos específicos de pessoas ganharão uma importância cada vez maior na comunicação das empresas”.

4 de mai. de 2008

Audi A3 Sportback



Esse caso não é muito novo, aconteceu em 2006, mas acredito que seja muito interessante pela grandiosidade e ousadia de um projeto assim, no Brasil.
Não sei se já foi postado aqui nesse blog, (acho que não), mas o lançamento do Audi A3 Sportback no Brasil, realizado pela AlmapBBDO foi, em termos de design de experiência e ambiental, um exemplo que vale a pena ver.

Durante 8 dias, 02 robôs esculpiram o carro em um bloco de resina. Um espaço foi criado para que isso pudesse ser visto e acompanhado. Um projeto como esse ganha força na mídia e faz do lançamento um verdadeiro acontecimento.

No site da AlmapBBDO, um video explica todo o processo, e ainda, no hotsite criado para o carro, mais interações e explicações do projeto.

Por dentro das agências do mundo todo
















A título de curiosidade:
This ain't no disco, it's where we work (http://www.aintnodisco.com/) é um site que reúne fotos de agências de publicidade e design do mundo inteiro mostrando a maneira como foram ambientados os seus espaços internos (e até alguns externos) de acordo com a identidade de cada agência e a criatividade dos que ali trabalham. Passei horas admirando muitas das propostas (algumas lindas, divertidas e bem simples) e achei válido divulgar aqui também.
Estas fotos acima são do interior de uma agência inglesa, a Jack Morton Worldwide.

Be True. Street Expressions (Pós-Evento)















Continuando o post de prévia do evento (Be True. Street Expressions).

O evento aconteceu no dia 16 de abril, em São Paulo, e representou uma celebração da Nike e da Nokia em torno da cultura sneaker (aficionados por tênis), manifestando a expressão de atitudes autênticas, leais e criativas ao reunir arte, música e tecnologia, com som ao cargo de DJs.

Criado especialmente para celebrar os 23 anos do tênis Nike Dunk e do conceito Be True (Seja Verdadeiro), que resgata a campanha da Nike de 1986, Be true to your school, quando o Dunk invadiu as quadras de basquete das universidades americanas com estilo, atitude e muita cor, desbancando um universo marcado, até então, pelos tênis branco e preto. Neste evento, Nike e Nokia Trends compartilharam a cultura urbana em interações entre arte, música e tecnologia, com instalações artísticas que traduziram a cena street e a evolução histórica do modelo Nike Dunk.

O Be True. Street Expressions aconteceu no clube Flex e trouxe, no segundo piso, uma exposição do street artist Titi Freak, que transpôs sua essência autêntica por meio do grafite e uma instalação do estilista Daniel Ueda, que traduziu o contraste entre o campo, onde nasceu, e a loucura da cidade em que vive, na área livre do evento. No segundo piso também foram exibidas versões clássicas e raras do modelo, desenvolvidas em parceria com grandes nomes da cena street global que, junto com imagens e vídeos, puderam contar um pouco dos 23 anos do modelo Dunk pelo mundo.

Todas as instalações foram devidamente equipadas com aparelhos Nokia 5310 Xpress Music e Nokia 5610 Xpress Music, prontos para enviarem conteúdo exclusivo e gratuito para celular. O evento estava cheio de detalhes high-tech e de possibilidades de interação com os visitantes, que puderam levar pra casa, nos seus celulares Nokia, boa parte do que conferiram por lá.

Imagens do evento:




Exposição do grafiteiro Titi Freak (segundo piso)




Pistas do evento







Vídeos do evento